terça-feira, 1 de julho de 2014

FELIPÃO, SONHOS, MENTIRAS E SORTE, UMA CARREIRA EM JOGO!




Amados amigos do esporte, ao longo da carreira de um profissional em especial no futebol, ele precisa medir decisões que tomou no passado, que muitas vezes 
não pode ser repetida.
Isto coloca sim em jogo toda sua história, todas as suas vitórias.
Não que eu pense assim, mas no Brasil é assim, a torcida em 1950 assassinou Barbosa o goleiro, e matou durante anos o homem pela derrota, Claudio Coutinho nunca teve o reconhecimento necessário, e o grande Telê Santana nunca venceu uma Copa, mas entrou para a história por ter formado o melhor time e junto com o time de 1970, jogado o melhor futebol, depois de sua morte só se fala dele no São Paulo, esquecendo o que fez pelo futebol do Brasil.
E assim será com Felipão, então aqui, o papo é outro...
Luis Felipe Scollari, é um bom técnico, nada mais que isto, longe de ser fora de série, no meu ponto de vista Louis Vann Gal, é taticamente, e na visão de jogo muito melhor que nosso treinador.
Felipão, é amado e querido pelo título de 2002 no Japão e Coréia do Sul, a não convocação de Romário, em qualquer outro tempo levaria a seleção a um naufrágio, mas erros de arbitragem no jogo da Turquia, e a vontade e qualidade de Ronaldo, e sobretudo de Rivaldo, fizeram o errado dar certo, contando ainda com o goleiro Marcos, para mim o melhor goleiro daquela Copa.
Venceu, mostrou que gritar, impor, poderia trazer resultados, um estilo tosco de comando que deu resultado, por simples observações que faço a primeira, tinha Rivaldo em grande fase e Ronaldo, a segunda a bola entrou, e quando a bola entra tudo vai bem, mas na primeira fase penamos, jogamos bem duas partidas a rigor, a semi, e a final contra a Alemanha, o resto nota 6,5.
Infelizmente a imprensa Brasileira, é igual ao torcedor, fica na arquibancada, quando teria que estar lá para relatar, debater, informar, e não torcer, e fábrica falsos ídolos.
Em 2002 tivemos a bola espírita de Ronaldinho na falta, enfim, inúmeros fatores.
O vento passou, o tempo também e 12 anos depois o Gaúcho está causando.
Nesta seleção o técnico peitou o mundo para colocar Julio Cezar e Fred, no primeiro até agora foi salvo pela raça do jogador, e no segundo uma lástima.
Seu confronto com parte da imprensa que queria Kardec do São Paulo, pelo menos no banco porque o cara tá numa fase melhor que Fred e Jô e futebol em Copa é momento, vejam os senhores o grande James da Colombia quase não era convocado e hoje é o jogador da Copa.
Lendas e fatos do futebol.
Felipão não coloca Willian porque ele é um jogador de características ofensivas e jogador que a imprensa pede, demorou para coloca-lo na partida contra o Chile.
Querer dar ao Chile um status de uma Holanda, ou Alemanha é chamar o entendedor de futebol de idiota, apenas um bom time, que teve sorte.
Para o Chile, quando acabou a sorte e se vestiram de medo na maior parte do jogo, porque respeitaram demais o Brasil, perderam para o goleiro e a trave e foram melhores que nosso time nos 90 minutos.
Contra fatos não tem discussão, é só não ser alucinado, ganhamos na sorte, o primeiro penalti o goleiro andou, e a trave tá lá para isto, então o componente sorte some pela capacidade dos jogadores do Brasil que foi maior que os do Chile, porém esta retórica nem sempre é fato.
Tivemos sim sorte, fosse um chute Alemão de frente pro gol ou Holandês, estavamos tomando chopp e tentando entender o porque Felipão não confia no seu time, na Copa mais ganha...
Hora se ele convocou, era isto que ele tinha, na cabeça dele, faltou sim jogadores e hoje estamos vendo que Miranda deveria estar ai, que Philipe Coutinho tinha camisa neste time, e que Kardec miseravelmente era banco, hoje seria titular.
Diz a lenda que não se pode falar dos que não vieram, mas dos que lá estão.
Felipão fala em 5 mudanças num único jogo será mesmo que ele treinou isto, em algum momento dos 30 dias antes da Copa?
Ele sinaliza em sua entrevista FIFA de tirar o Dani Alves e colocar um zagueiro ali que seria obviamente o Dante.
No miolo de zaga Tiago Silva jogaria com Henrique com Marcelo na ala esquerda sendo este portando o único lado que atacaria vindo de trás, e David Luis irá de volante no lugar do Luis Gustavo que está suspenso.
No papel muito bom, mas treinou ? quantas vezes uma linha de três com volante que também vai atuar de libero ? 
Vann Gal técnico da Holanda até aqui o melhor da Copa, treina variantes táticas e durante o jogo a Holanda utiliza de 4 a 5 esquemas de jogo conforme o adversário, ele usou seu banco em todas as partidas e mudou o resultado.
Já o nosso teimoso Felipão é o estilo Tite de ser, seis por meia dúzia, ou seja, sempre as mesmas e óbvias substituições abusando de Ramires e da paciência do que também entende da bola.
Porém dentro do que pensa o treinador Brasileiro idolatrado, a coisa é fácil e não é para se resolver com um campeonato de 07 jogos e que agora faltam só três.
Neste momento não sei se ele terá peito para fazer tudo isto, mas, é agora ou nunca, porque desta forma James terá menos espaço.
Seus mortais tiros de longa distância pela meia esquerda estarão mais fechados, sinceramente espero que dê certo.
Porém se eu fosse o Felipão, tiraria o Fred, e neste jogo meteria o Paulinho no esquema do Corinthians, terceiro volante, David Luis, Fernandinho e Paulinho, com Neymar flutuando, e Oscar mais avançado pela esquerda, manteria o Hulck pela confiança que o Paraibano ganhou no último jogo.
Fred no banco e Jô no banco é assinar que errou, ele não fará isto, pode até fazer, mas não desde o inicio.
Pode ser o jogo da Copa do Brasil primeiro porque a Colômbia é favorita, joga um melhor futebol tem um 10 que é 10, e que quando precisa ainda atua de 9, enfim, se ganharmos e bem vamos para a semi final contra França e ou Alemanha com mais confiança.
Primeiro que não sei se ele colocará mesmo os 3 zagueiros em linha sem treino de dias, eu, tiraria o Dani Alves, e meteria pura e simplesmente o Maycon fixo, ou iria mais além Hernandes na ala direita marcando e recuado, mas saindo as vezes e fechando o meio, para que a pula pare de pula em velocidade de trás para a frente e seja trabalhada.
Eu como disse manteria Tiago Silva e simplesmente colocaria o Dante,  e na frente sacaria o Fred, na substituição já explicada.
Ainda teria para um segundo tempo o Willian se Oscar fosse mal, variantes, se ele jogar no mano a mano com a Colombia tentando cozinhar o galo, perde.
Agora se jogar no ataque a defesa Colombiana é mais fraca que a Chilena só é boa pelo alto, parte frágil dos Chilenos.
O que será?
Nada ele precisa deixar de ser orgulhoso, vaidoso, e entender que o tal discurso, de que uma Copa se ganha com 23 jogadores, saia do papel, é o jogo da vida do Felipão, mais até que uma eventual final, porque ? estamos mal, nos arrastando pela Copa a dentro, e agora, temos que jogar e muito para vencer antigos "fregueses".
Fato é que temos tudo a favor, a torcida do Ceará, fanática o calor, e a sorte, esperamos um arbitro justo, mas fato é que o Brasil antes de pensar em Holanda ou Argentina ou mesmo final, deveria pensar só em passar desta fase.
Se o treinador criar a zona da compensação pelo meio, David Luis, Fernandinho, Paulinho, Oscar, e variar com Neymar, aos 65 anos, pode dizer sou o cara, porque ele vencerá e bem ao time da Colombia.
Caso Felipe venha com o time com apenas um zagueiro(Dante) e adiantando David e Fred na escalação suas chances serão menores.
Isto porque Fred poderia ser uma opção de troca, porque até agora ele não é mais que um cone em campo.



David Chinaglia, radialista, acompanha a Copa do Mundo colaborando com este blog.
E-mail: davidchinaglia@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário