domingo, 13 de julho de 2014

ALEMANHA A MELHOR DO MUNDO E AQUI COMO SERÁ ? - por David Chinaglia





A vitória por 1x0 sobre a Argentina em Maracanã neste 13 de Julho de 2014, além de encerrar mais uma Copa do Mundo, deu ao melhor time, o título.
Em Alguns momentos acreditei que Alemanha e Holanda decidiriam este título, porém a Argentina com um futebol defensivo e sem graça conseguiu o vice campeonato.
Porém os Argentinos foram mais eficientes que o nosso Brasil, e foram lutar contra a Alemanha.
Méritos para o futebol Alemão, que venceu a Copa, e mais entrou para história no 7x1 que deu de sova no mediocre time do Brasil, montado por Felipão, um time sem tática, sem padrão de jogo e sem coletivo.
Já os Alemães não só mostraram individualidade, como sobretudo esquema tático, e um futebol eficiente que lhe garantiu o tetracampeonato de Futebol.
Para eles a vida segue na normalidade.
E para nós ?
Vítima dos Del Nero e Marin da vida, a CBF naufraga num caos administrativo, e leva com ela o futebol Nacional.
Times fálidos, divisões de base que são na verdade, cabide de aluguel de empresários, que por dinheiro fazem a farra.
Está na hora de uma revolução Nacional pelo menos no futebol, é hora de ver onde vai e de onde vem tanto dinheiro que beneficia somente alguns.
Mostrar autoridade tirando pessoas superadas como Felipão do quadro de técnicos, montar uma comissão técnica eficiente e fazer um trabalho não só para a Russia 2018, mas, para reconstruir o futebol Nacional.
A Alemanha passou por isto em 2000 e 14 anos depois volta por cima e com respeito.
Claro que o cenário lá, a nível de território, é menor, mas, se eles conseguiram, se aqui houve cobrança de uma imprensa tão fálida quanto o futebol, nós podemos.
Melhorar o nível dos Campeonatos não só regionais, mas sobretudo o Nacional, criar uma Copa do Brasil mais justa, e dar chances para jogadores que atuam em território Nacional.
Por um tempo a CBF deveria proibir convocações de jogadores do exterior para poder achar primeiro um time base por aqui, e depois olhar para fora, e trazer de fato só os melhor, e não os que possuem politica dentro da entidade.
Miranda, Philipe Coutinho e Kardec são nomes que fizeram falta a esta seleção, futebol é momento e no momento deles sequer foram chamados.
Temos que deixar a política de fora, ou iremos cair ladeira abaixo da mesma maneira que um dia o futebol do Uruguai caiu, e temos que recomeçar e a hora é agora.
O eterno 7x1 servirá como lição, uma dura lição a ser obedecida pois a muitos anos não somos os melhores, nosso último bom futebol foi em 2002 e mesmo assim com aspas.
A vitória Alemã nos mostrou organização, planejamento, melhor condição física, tática e técnica, logo isto significa um título ganho do começo ao fim.
Que eles que nos emitaram um dia sejam agora fonte de inspuração, para que possamos reescrever nossa história daqui para frente.
Episódios como o do rebaixamento da Portuguesa no tapetão, e outros escandalos de arbitragem mostram o nível Marin de ser, agora ou ele faz alguma coisa, ou o futebol Brasileiro vai a pique em grande escala.
Mesma renovação que precisa a imprensa do Brasil, que nesta Copa é em grande parte culpada por iludir o povo Brasileiro, primeiro com um técnico que não existe, segundo com um time que se estivesse num campeonato de pontos corridos certamente seria rebaixado.
Estão sim marcados, é hora de recomeçar, e este recomeço passa rigorosamente por um técnico com mais disciplina ofensiva e que busque mais a qualificação tática, porém não sei se temos isto no Brasil.
Tite é outro retranqueiro, Murici nunca se deu bem com a CBF, Abel é outro Felipão, talvez os pedidos de Guardiola possam ser pelo menos pensado, para que ganhemos muito mais que um título, e sim um padrão de organização algo que há muitos anos não vejo na Seleção do Brasil.
Parabéns para a Alemanha, para a Holanda e Argentina, ao lado da Costa Rica, mostraram que Copa é copa.


Não posso deixar de falar de Osmar de Oliveira que morreu antes da final da Copa do Mundo na última sexta feira, sua grande carreira médica e de jornalista, que a espiritualidade o receba de braços abertos, aos familiares e amigos nosso abraço, e agradecimentos pelo trabalho que Osmar realizou junto a cronica esportiva Nacional.


David Chinaglia, 56, é radialista, durante 35 anos foi reporter, produtor e locutor esportivo, acompanhou a Copa do Mundo pelo blog da Equipe Verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário