quarta-feira, 24 de agosto de 2016

CRISTOVÃO MERECE RESPEITO DA TORCIDA - POR DAVID CHINAGLIA



Amigos do Futebol, em especial a grande torcida do Corinthians, o que 50% daqueles que vivem e amam este clube de elevada grandeza estão fazendo ao profissional Cristóvão Borges, está errado, e vou explicar onde entendo que ele merece respeito.
Quero ressaltar não conheço o senhor Borges, apenas o entrevistei uma vez quando era jogador do Corinthians.

Quando Tite deixou o Corinthians pela proposta da seleção, meses depois de ter dito que o momento dele tinha passado, portanto contrariando o que sempre pregava, havia um desgaste entre alguns participantes da comissão técnica, o primeiro escalão, e a diretoria.

Haviam profissionais, do segundo escalão da comissão técnica pedindo passagem, e pressionando a diretoria para que na saída do grupo de comando do então treinador, pudessem ter seus contratos mantidos, e uma oportunidade.

Dito isto quem iria aceitar toda a patota que não iria com Tite, e com contratos e custos com o Corinthians no meio da temporada ?

Abel Braga era caro e ainda tinha pendências, Timão precisava de um técnico na semana, Luxemburgo processou o clube, Mano Menezes o presidente Roberto Andrade não aceitava, a par da pressão que recebeu para ceder, e tinha rejeição de vários diretores e empresários ligados a atual diretoria.

Surgiu então o Eduardo Batista filho de um técnico ídolo que foi Nelsinho Batista não quis, Osvaldo Oliveira queria, mas era rejeitado por parte da própria comissão porque não aceita imposições no seu plano de trabalho e tinha rejeição por parte de uma torcida organizada que só olha para ele como um Flamenguista e não como o técnico campeão do Mundo, e por último Fernando Diniz que também não aceitou.


A diretoria fez consultas indiretas a técnicos sob contrato dentre eles, Dorival Junior do Santos que não quis nem conversar, por estar sob contrato com o Santos FC.

Então quem teria disciplina e capacidade de aceitar todo o pacote, comissão permanente, poucas contratações, dois nomes foram oferecidos, o caro Diego Aguirre, e Cristovão, no primeiro contato se aceitava conversar e compor com o que podia o Corinthians o ex técnico do Vasco, Fluminense, Flamengo, Atletico do Paraná, aceitou.

Ao chegar só teve direito a dois nomes dos quase 20 profissionais que compoem a comissão técnica para este ano, a nível de elenco foram oferecidos 8 jogadores, ele não aprovou, e recebeu o relatório de todas as contratações, e passou a analisar.

Pegou um André contratação que a diretoria não queria, jogador imposto por Tite, e rejeitado pela torcida bem antes da perda do penalti, e vários casos onde o técnico sabia que não teria o jogador a partir do terceiro mês, negociações de Luciano, Bruno Henrique, Elias, em andamento, consultas sobre Fagner, davam a Cristovão um futuro incerto e mesmo assim ele foi trabalhando, como está.

Depois de ter vários jogos onde jogou melhor e perdeu muitos gols, técnico chamou para ele a ordem de colocar tapumes para treinamentos de fundamentos, já que vários titulares hoje eram reservas com Tite, outros tantos tinham deficiência e assim o técnico passou a dar tático com fundamentos treino pouco usado em times grandes, o que melhorou a situação de alguns jogadores.
Cristovão pode não um técnico vencedor, ainda não teve títulos porém é um trabalhador, estudioso, pesquisador, e bem menos estrela do que foi Tite, já que negocia com a diretoria, sem imposições, ouve a todos, e chama todos os jogadores para conversar.

Foi assim com Marlone, com Guiherme, com o jovem Isaac que com ele já foi relacionado três vezes, com o lateral Léo Principe enfim, foi resolvendo as pendências que na verdade dependiam da diretoria.

Por isto e tudo mais, que a bola tem uma regra, se uma diretoria não faz o certo, dizem que os Deuses do futebol quando existe merecimento acabam corrigindo, numa única semana, Romero que estava mal e jogava até por não ter outro velocista pela direita, e o novo esquema previa um atacante em velocidade por este lado, foi convocado.

No mesmo dia, empresários trouxeram a proposta de Luciano que já não suportava tanta cobranças por gols, na sequência a venda de André e Bruno Henrique, todos eles em andamento por mais de 15 dias, sem dizer a convocação de Fagner, e aos poucos nos treinamentos conforme era informado o técnico preparava finalmente sua equipe.

E ela começa a entrar em campo a partir deste jogo com a Ponte Preta, a entrada de Guilherme a frente já houvera sido treinado porém o jogador não queria voltar a sua posição, vendo que jogando seria melhor resolveu voltar a sua antiga posição, problemas no departamento técnico e médico, situações de disciplina, relacionamento com a imprensa de alguns jogadores, foram sendo resolvidos, e o time oscilou entre o primeiro lugar e o sexto, para terminar retornando ao terceiro, em condições de em 3 rodadas voltar a liderar.

Por isto e muito mais que não dá para contar, nem a diretoria, tão pouco a torcida poderia de deixar deixar de dar apoio ao técnico.

A entrada de Marlone era uma questão de tempo, vamos lembrar que jogou com ele no Vasco da Gama, e mais que ninguém Cristovão sabia a hora de utiliza-lo.

O campo fala dizem os técnicos, falou na entrada de Marlone que seja como segundo volante como no inicio da sua carreira ou pela esquerda como meia atacante será titular, claro que com apoio da torcida.

Marquinhos Gabriel vem tentando no atual esquema achar seu lugar, já que o Santos em seu auge, atuava no 4-3-3- ou num 4-3-2-1 e embora tenha ido bem podia render mais, ao se situar com o técnico ouviu um "breve será o mesmo", a tendência é que jogue pelo meio novamente mais ligado com o atacante seja o novo atacante Gustavo ou mesmo Guilherme que jogará enfiado, para isto, precisava de tempo para ajustar o time aos resultados.
Para quem vive da bola, acompanhando ou mesmo trabalhando fica claro que Cristóvão não só merece respeito da torcida como apoio, pois se conseguir superar nestes três jogos, Ponte Preta fora, Sport Recife em casa, e o clássico com o Santos fora de casa, o Corinthians se manterá na luta por um título considerado por todos da imprensa como impossível e um bi-campeonato que acalmará o agitado torcedor Corinthiano.

2016 é um ano de renovação e ela vai seguir no começo de 2017, Há 07 anos o Corinthians não demite um técnico, e como disse Roberto Andrade ontem não pretende faze-lo agora e até por isto, Cristóvão anda bem cotado pelo comando, e tem certeza que junto com o elenco poderá fazer algo mais de especial, isto tudo se viuvez de Tite por parte de alguns torcedores termine com os resultados.
Então respeito com o Sr. Cristóvão pois ele vem fazendo um bom trabalho, e muito sério, que poderá ser até mais inovador que o de Tite, pois a cada um seu real merecimento.




David Chinaglia, 58, radialista, e colaborador deste blog.





Nenhum comentário:

Postar um comentário