sábado, 5 de julho de 2014

E A TERCEIRA VÉRTEBRA PODERÁ NOS DAR O HEXA - POR DAVID CHINAGLIA













Meus amigos do Mundo da Bola, vivi 35 anos dentro do futebol, aprendi que este esporte é diferenciado, nem sempre vence o melhor, nem sempre quando se acha um "Gaúcho Teimoso" as coisas são o que parecem, no entanto azul é azul.

Vencemos, 2x1 na Colômbia, e 12 anos depois estamos de novo numa semi final de Copa do Mundo.

Ontem vencemos porque jogamos 55 minutos de bola, não a bola que sabemos jogar, mas, 60% dela.
O que já é mais que a Colômbia, Argentina, Chile, Costa Rica, Alemanha, fizeram até aqui do plano técnico, estamos muito longe do futebol desta Copa praticado por exemplo pela Holanda.(não falarei da Bélgica porque ela também ainda não jogou o que sabe).

Enfim convencemos um pouco, e só sofremos ontem pelo cansaço do time por ter marcado duro e firme.
Finalmente fomos um time de conjunto, marcando a saída de bola, o setor direito tinha um lateral, e ganhamos a chance de jogar com 11 de novo, afinal com Daniel éramos 10.

Não que Maycon tenha sido uma soberba, mas, jogou o mínimo que se esperava dele, e assim, sofremos menos pelo setor.

A ótima atuação de Tiago Silva, ladeado por David Luiz e Fernandinho, nos garantiu pelo menos por 35 minutos que Paulinho pelo menos marcasse mais, pegasse mais, o que ofertou espaços para Neymar, colocando assim Oscar pelos lados, ele rendeu muito mais para o grupo e foi um guerreiro em campo.

Se o Paraibano Hulck, não fosse fominha, se Neymar tivesse passado duas bolas, talvez estivessemos aqui falando num 4x2, mas sem dúvida ontem o Brasil mereceu a vitória.

Fred ? não vou falar de alguém que apenas ajudou a marcar, e que está visivelmente fora de condições de ser o número 9 desta seleção, no meu time ele não joga.
Se o treinador o tirasse ontem encerrava sua carreira já cansada, porque o estádio ia vaiar, e isto foi um mérito de Felipão, as vaias em Fred atingiriam o time, e assim ele fez as alterações que podia para fechar o meio campo e segurar o resultado favorável.

Neymar, e o lance que pode ter dado o Hexa para o Brasil vejo desta forma: "merecia o jogador da Colômbia pelo menos o amarelo, qualquer outro arbitro ontem teria dado o vermelho".

O dito do apito, esteve mal para os dois lados, não interferiu no placar nem no resultado do jogo, porém travou a partida, não deu amarelos, não deu um vermelho para cada lado(Julio Cezar tinha que ser expulso no pênalti), enfim foi ruim para Brasileiros e Colombianos.

No entanto a contusão que tira Neymar da Copa do Mundo, que cantei aqui para o jornalista David Guilherme Filho, no momento do lance, "quebrou" disse eu pela experiência de lances similares que já tinha assistido, pode ser benéfica.

A rigor tirando alguns lances, e os gols, convenhamos que Neymar está longe de ser o Neymar do Santos e do Barcelona nesta Copa do Mundo.

É um craque, que está cansado pelos seus compromissos, pela temporada do Barcelona, e sentiu sim, embora o negue toda a responsabilidade de ganhar sozinho a Copa.

Neymar acabou sendo a "desculpa de alguns".

Sim, com ele em campo, todo mundo roubava a bola e metia no garoto de 22 anos, resolva...

Quando ele resolveu, os gols sairam, quando foi bem marcado como no Chile sofremos e muito.

A falta de compromisso de Hulck e Fred com o coletivo do time,(passar a bola) e do próprio Neymar, irritava alguns jogadores.

Claro que ninguém queria ve-lo fora da Copa, mas, o drama que a imprensa Brasileira está fazendo(80%) é como se tivessemos perdido Pelé, e não é o caso.

Perdemos o único craque fora da normalidade que temos, o que nos devolverá o conjunto, a responsabilidade coletiva, entenderam ?

Agora o cidadão Hulck terá que ter mais compromisso, o tal de Fred o popular "cone" tem que aparecer, o Marcelo não pode simplesmente roubar e meter a bola no meio como se Cristiano estivesse ali, todos terão que olhar o agrupamento, e nisto vejo a chance de chegarmos ao título.

Foi a primeira vez que consegui enxergar isto, futebol é observação.
O treinador insisti em dois volantes e um meia recuado porque? porque ele não podia contar com Neymar a não ser na ajuda, agora mudou.

Ele não só pode ter três volantes, (Fernandinho, Paulinho e Luiz Gustavo) como poderá finalmente adiantar o Oscar desde o começo ou simplesmente atuar, com dois volantes, e escalar o rápido Willian mantendo a estrutura que vai quebrar a pesada e lenta zaga Alemã.

Com Willian um golzinho do cone para reabilita-lo, podemos sim vencer a Alemanha e motivar o grupo para conseguir mais um título e temos 48 horas para treinar isto.

Poderá o treinador usar suas frases de efeito, "agora é só com todos vocês" e aumentar a responsabilidade de todos, ou seja, poderemos ser campeões Mundias pela sexta vez, graças a terceira vértebra de Neymar ter sido quebrada num lance criminoso.




Duas coisas para fechar, Tiago Silva atrapalhou sim o goleiro, e mereceu o cartão amarelo, mas foi um gigante em campo, e não posso imaginar Henrique neste jogo, tem que ser Dante, é o mais obvio, que Dante e David Luiz, ocupem a zaga titular.

Entre quem entrar ao contrario do que vi nas tevês ontem, não temos um Amarildo, não temos um Garrincha em campo, muito menos algo perto do que foi o fora de serie Pelé, o único.

Em 1962 o reserva de centro avante era Coutinho, hoje é Jô, é como comparar ouro com pedra, impossível, os Deuses do futebol, como diria o amigo já falecido Brasil de Oliveira, os mesmos que sopraram a bola chilena no último minuto, estão com pena do povo Brasileiro, só isto, e ontem sopraram garra, fator determinante para a vitória, e de novo uma desgraça vai virar alegria, o Brasil poderá sim ser campeão, claro que isto é depois de vencer a Alemanha que vence, mas também não convence na Copa, outro time que até aqui só jogou bem uma vez só.

Então, no plano tático e técnico veja o mal de Neymar como a grande chance, de finalmente termos o Hexa.






 David Chinaglia, 56, radialista, acompanha a Copa do Mundo pelo Blog,
 e-mail: davidchinaglia@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário