domingo, 20 de maio de 2018

O DIA QUE CARILLE ERROU COM "PARTE DA IMPRENSA" - Por David chinaglia




É preciso saber separar as coisas, é preciso em tempos de Redes Sociais, agressivas e violentas, onde vemos mais ódio do que razão, porque o técnico do Corinthians errou, hoje ao ter um mini "piti" ao chamar parte da imprensa de São Paulo de mentirosa.

Carille jogou contra eles,(profissionais da imprensa bons e ruins) alguns malucos, fanáticos, e diria até criminosos do caráter alheio, nas redes sociais., sem querer espero.

Carille errou, eu vou explicar o porque, porém conto com a compreensão de todos para para entender nosso ponto de vista, e o porque entendemos assim.
Vou me explicar num de tipo de passo a passo, mais lento, do que os demais,para que as senhoras e aos senhores que nos acompanham, possam entender o Carille e a nós e contar algumas histórias que envolve todo o caso.

Talvez não fosse aqui, meu melhor espaço, mas é neste simples blog, recém reaberto que não precisa de "cliques" nem de audiência, porque foi feito para como já disse, a uns dias atrás, com a finalidade de homenagear, o radialista Nadir Roberto Chinaglia, já falecido.

Ele e o Jornalista José de Oliveira Garcia Netto, também já falecido, criaram nos complexos anos 60 e 70, uma equipe de jornalismo e esportes, chamada EQUIPE VERDADE, e eu começando, ainda jovem, um iniciante, participei do dia da criação desta equipe,.

Os criadores, Garcia e Nadir, explicavam, o porque se chamaria Equipe Verdade, é porque todos, que nelas estivessem fossem ou não jornalistas,de faculdade, ou reconhecidos como pelo governo militar(uma lei da época) pudessem entender que o objetivo era falar a verdade, nada mais que a verdade, somente a verdade, como dizia sempre Nadir Roberto.

Então por tudo isto, e por motivos pessoais, não seria aqui uma hora para dizer "mentira" como falou o técnico do Corinthians, levando grandes jornalistas, alguns que até contribuem com ele a um bom tempo a ficar indignados com suas declarações após o empate de hoje contra o Sport Recife em 1x1.

Fico com a impressão que Carille não é tão preparado como alega seu COACH, Renê Simões, o mesmo do "estamos criando um monstro em referência ao Neymar, quando foi seu jogador.(só para identificar de quem falamos).

Carille talvez depois de Tite, tenha sido o técnico mais poupado, mais mimado, mais agraciado, e bem tratado pela grande imprensa de São Paulo, da Capital e do Interior, deste Estado, e por isto cresceu mais rápido, e hoje é um nome Nacional.

Moço simples de Sertãozinho, jogador limitado como ele mesmo diz que foi, de muita disciplina, com posturas éticas, e de moral, agregador de grupo de jogador, ah! meu caro leitor, pode acreditar, lidar com jogador é uma coisa muito complexa e dificil. 

Tenho certeza que João Saldanha, que tive o prazer  de conviver na antiga Rádio Tupi do Rio de Janeiro, diria "são difíceis estes rapazes do futebol"

Enfim Carille, era a figura social, do bom filho, do bom menino, que teve uma oportunidade, que hoje vi que nem ele, nem ninguém que está o assessorando  entendeu.

Ser técnico de futebol do SC Corinthians Paulista, em tamanho de grandeza de torcida, talvez só a do Flamengo possa ser comparada, eu disse TALVEZ.

No entanto no quesito paixão, amor, dedicação, não existe em lugar nenhum do Mundo, me atrevo a dizer, um torcedor igual ao do Corinthians.

Sabemos de histórias, que ocorre no clube, conselho, direção que são atípicas em outros Clubes.
Isto me faz recordar de Wadi, Waldemar, Vicente Matheus, Marlene, enfim, o Corinthians é o Corinthians e ponto, digamos único, politico, tenso, etc.

Eu diria que o Corinthians é capaz de ir levar as pessoas as últimas consequências, e aqui cabe as quais você quiser, pois o Corinthians é de um tamanho, tão grande, tão inimaginável que, nem os repórteres que por ali vivem trabalhando, hoje,ainda entenderam, o Corinthians é clímax de tudo que se pode conhecer de futebol, dentro, fora de campo e extra campo.

Dirão alguns, mas e o Real Madri, o Barcelona, O Manchester, United e City, a Juventus? o Atlético Mineiro, sim são gigantes, o Grêmio, mas com certeza, a vida dos bastidores do Corinthians é como viver em outro planeta, tudo acontece por lá, tudo e mais um pouco, por isto o Corinthians sim é o verdadeiro Gigante, só que um Gigante sem limites, sem fim, como o Universo, além da imaginação, se um dia o Corinthians acabar, ele irá virar lenda.

Então acredito que Fábio Carille não entendeu, que ele deve sim ser grato a Deus, e todos os santos, espíritos, anjos, que permitiram a ele, ser técnico do Corinthians, e se portar como um, isto também,  até na hora de sair.

Ninguém é de ninguém, diria o poeta,e neste caso o Corinthians, não é de Carille, sim verdade clara, mas, para a torcida Carille é do Corinthians,.

No Corinthians ele se tornou alguém, por melhor que Carille tenha sido, para Mano Menezes grande responsável por ele estar no clube, Carille era mais um assistente, mais um professor de Educação Física, mais um estudioso que subia a nave das emoções chamada Corinthians, apenas mais um.

Quis o destino que na ausência de um capitão de comando no caso Tite, que já havia feito, não só um grande trabalho, mas muitas mágicas futebolísticas por lá, que caísse em suas mãos Carille a arte e o prêmio de ser técnico do Corinthians.

Muito disto, se cabe meu caro professor, a "parte da imprensa", que assistia seu trabalho, com quem o senhor sempre conversou, foi até fonte de alguns, esta mesma imprensa que hoje na Arena Pernambuco, o senhor deixou a margem nas redes sociais, porque colocou num único pacote, "parte da imprensa mente muito"

Que parte da imprensa professor Carille é mentirosa? 

A mesma que ajudou com seu trabalho, no começo tão contestado, as que te apoiam nas redes sociais, as que viajam com o clube, as que o senhor tem problemas de relacionamento tipo Marco Antonio, pessoas que não concordam com seu futebol reativo, que imprensa mente?

Não posso crer que não saiba que existem pessoas que não tem condição de estar na imprensa e está, mas de qual imprensa falamos?
Porque, mesmo chamando de "parte" acabou na via indireta sendo o todo, já quem todos estão do seu lado. E ai então meu caro profe, o senhor causou, digamos assim.

O senhor quase caiu duas vezes, e nas duas vezes por motivos diferentes, porém suas posturas tanto pública, tiveram junto a direção e dos conselheiros que por lá mandam, a imprensa, ao seu lado.
Acreditando no bom moço e que iria vencer mais e mais, a imprensa lhe estendeu o cobertor da amizade, interessada em saber, se ali haveria um novo Tite, um novo técnico, ou um PEP Carille como parte dos apaixonados torcedores lhe chamam.

Será professor Carille que o senhor chegou onde chegou só pela torcida? só pela sorte, ou "parte da imprensa ajudou, ela mente professor? ou foram só pelos resultados, ou parte da imprensa foi responsável por lhe dar um escudo, junto ao grande público?

Quero lembrar momentos em que, o senhor teria o mesmo destino de Cristóvão Borges, Adilson, Osvaldo de Oliveira. E a sorte que o senhor já renegou, tem lhe ajudado muito, e parte da imprensa também, e hoje foram para casa pensando, quem apoiamos Judas? 
Será que voltamos a Termópias? e encontramos nosso Elfiates? É preciso no meu entender, de ambos os lados, reflexões.


Fomos para casa pensando que Renê Simões não é sozinho a melhor pessoa para ditar em sua cabeça, orientações, digamos assim, de como  deve ou não fazer, e já que hoje o senhor criticou parte da imprensa,devia criticar também  a sua imprensa, digo sua assessoria.

Para mim PROFE, é a grande culpada do senhor ter saído do sério, do profissional centrado, pondere Carille.

Bastava um nota simples na Venezuela, "Recebi uma ligação e consulta se aceitaria ir para fora do Brasil, apresentaram números que gostei, e eu e meu empresário aguardamos um pronunciamento por escrito dos interessados, até lá não falarei sobre isto, e peço a compreensão de todos., e JÁ COMUNIQUEI A DIREÇÃO"

E se parte da imprensa, não respeitasse levantasse da mesa e fosse embora, seria um direito seu, que todos entenderiam afinal teria emitido uma nota como Jorge Jesus, no meio da maior crise do Sporting de Portugal fez, leu uma nota, não falou de nada mais a não ser uma declaração sobre o jogo e a semana dele, e pediu que ninguém fizesse perguntas, ai sim o senhor teria sido profissional, tanto quanto alega.

Sabe professor, o senhor é bom, tem qualidades, mas sob pressão, sob ameaças, o senhor não resiste bem, depois de três títulos o senhor ainda tem dificuldade com o não, e  vimos isto no episódio do Aguirre, como bem lembrou o Barreto a pouco na Sportv.

Qual o objetivo de tão longo texto, é esperar que o senhor tenha humildade, de volta, vou lhe contar para alguns o senhor está perdendo a humildade pelo excesso de fama e exposição, eu espero que não.

Não sei se tomará conhecimento do meu texto, quem sabe por algum Corinthiano Xiita, receber este texto, deste semi velho radialista de 60 anos, pórém justo, correto e que não se sentiu atingido não, mas senti pelos meus companheiros.

Aliás, podia ser vosso pai, pela idade, só por isto o senhor a mim deve respeito, falando pai, salve seu Joaquin que foi o salvador de parte da imprensa neste episódio.

Não convivo diariamente consigo, por um problema que de repente surgiu em minha vida, e fui obrigado a acompanhar o Corinthians de longe, mas sou amigo de conselheiros, de empresários, de jornalistas e radialistas que vivem o Corinthians.

Também sou odiado por alguns que deviam me agradecer, já dei furos de presente, ou como falavámos antigamente "cabeça de matéria", de preparo, enfim, acabei dando uma noticia pronta, que outros pegaram em meu Twitter e foram mais a fundo e virou página de jornal, manchetes de rádio, ou cliques em sites famosos, e meu humilde nome nem foi lembrado, e não tive "stress" por isto, confesso que 42 anos no futebol me permitem falar consigo de igual para igual.

Sou da velha escola, do tempo que Assessoria não existia, mídia treinada era sonho, disse ao ex presidente da Aceesp Loureiro Júnior que está no céu, meu grande amigo, comentarista de 07 Copas do Mundo ex Globo, Bandeirantes, Nova Sumaré, Tribuna , o mesmo  que havia dito a grandes repórteres do passado.

No modelo atual do futebol do Brasil, pela política, e social do Brasil, com as redes, as Assessorias de imprensa, iam matar o rádio, envenenar a TV e os sites, e travar profissionais,.

O que vejo amigos, é que somente os bons tem sobrevivido, por esta bagunça que vimos hoje na sua coletiva, onde o clube e o resultado ficaram em segundo plano.

Particularmente eu também vi erros no conduzir dos fatos, sobre o Presidente Sanches fez um bem ao senhor e ao clube de ficar calado esperando o final desta novela.

Me disseram que era uma evolução, Assessoria, algumas são boas, outras são um terror, eu disse á época, aqui não é a Europa, e nisto o senhor poderia nos dar mais Independência se ficar no Brasil.

Eu penso que no Brasil temos que ser como no Brasil, se inventar ou der muitos braços, nós mesmos nos destruímos, porque o Brasileiro, precisa ser estudado, já o Brasileiro e Corinthiano, então ele precisa ser estudado aqui e na terceira dimensão.

E Graças a parte desta imprensa e ao seu bom trabalho, e a marca Corinthians, onde nada é maior, e isto é fato, o senhor é o que é tão rápido, e resolveu hoje deixar numa colocação equivocada, e largou a imprensa, parte da imprensa que lhe apoia, sozinha a mercê de críticos que estavames esperando um líder critica-la, justo a imprensa?

Fábio Carille, já recebeu no Brasil uma proposta com 40% a mais do que ganha,dizem colegas de Minas e  uma milionária que o ele mesmo diz que  não aceitou também porque queria toda uma equipe junto.


Meu caro PROFE,  sabemos que a proposta milionária da China não aconteceu, de fato ,porque vossos amigos da China passaram as informações que o momento era tenso lá em Julho/Agosto do ano passado, e sem uma proposta profissional melhor, mesmo sendo muito dinheiro, resolveu ficar no Brasil.

Então menos, porque nem o senhor, nem ninguém, rasga dinheiro, um grande conselheiro de minha equipe diz que o dinheiro desmagoa e destrava quase tudo.

Na Coletiva deste domingo que nos levou a fazer todas estas reflexões, Professor Carille, o senhor disse o seguinte vou reprisar aqui, porque muitos não tiveram tempo de ler ou ouvir sua coletiva.


parte 1



"Essa questão do Al-Hilal, grande parte da imprensa mente demais. Então, vou deixar bem claro. O que eu escutei do meu empresário, existe a possibilidade da chegada de uma proposta,se ouviu demais nessa semana, que ia ser meu último jogo, que eu já contratei o Rodriguinho, um monte de mentira. Não chegou nada de oficial. Não sei se vai chegar"(Carille).

Parte 2


"Grande parte da imprensa, não todos, mentem demais. Eu sou um cara abençoado, sobre como as coisas aconteceram na minha vida. Recusei uma coisa no ano passado, da China, que vocês iam me chamar de louco se soubessem o que foi. As que eu neguei, chegaram. Essa eu não neguei, não tenho o que negar, porque não chegou"(Carille)

Comentário sobre esta declaração: Seria a que sugeriram para substituir Felipão? 
Outra Colocação minha e também lembrada pelo SPORTV, onde o senhor diz, professor Fábio Carille :"Chegou uma oferta, que vou analisar com meu empresário se for confirmada...(matéria da Sportv/Globo mostra sua declaração antes do treino da partida do Deportivo Lara), chegou ou não chegou,? ou que chegou foi esta daqui cuja a fonte vou omitir, mas vos garanto que o senhor conhece:

"David o que houve de verdade nesta história foram empresários que levaram primeiro ao Carille e depois ao empresário dele,uma proposta em nome do Al Hilal com valores que são dois caminhões de dinheiro, um nas luvas, e outro no pacote de salários, concordam com 03 auxiliares e ele pediu tudo isto no papel para poder pensar com calma e tranquilidade junto ao empresário, confirmar com o Corinthians, e resolver se vai ou não, ele tem a proposta verbal, não tem por escrito do clube, é isto que ele exigiu para seguir adiante."

Portanto meu caro Carille ao meu ver você tinha uma proposta, não importa se de terceiros, ou verbal, tinha uma proposta, tanto que seu pai não mentiu.
Com aval de vosso pai, parte da imprensa não mentiu neste ítem.

Porque posso aceitar as críticas de que parte da imprensa seja mentirosa, não estou negando sua razão em afirmar, apenas queria que nominasse que parte da imprensa é mentirosa para o senhor.

Vi colegas editando sua coletiva, só a SPORTV passou na íntegra, e quem gravou o "ao vivo" da ESPN, e o portal UOL também foi fiel e comentou.mas, eu consigo entender, eles vivem no dia a dia, porém a gente pergunta seriam eles parte da imprensa mentirosa?Porque? porque nas redes sociais vários setoristas foram humilhados, ofendidos e bloqueram pessoas, eu mesmo que te acompanho a distância passei por dissabores, e só disse que a Globo,ESPN,FOX, SPORTV, UOL, disseram, que o senhor tinha uma proposta. Verbal que seja, mas tinha;

Parte 3 das declarações de Carille.


"Não recebi proposta, recebi uma sondagem e possibilidade da chegada de oferta. Enquanto eu não ouvir do meu empresário, vou esperar, como esperei sempre",
 ( Carille hoje na coletiva)

Comentário Meu: Se não recebeu proposta, esperar o que cara pálida?

Existe uma proposta verbal que o senhor chama de pré proposta, que para o senhor pelo que entendi de suas palavras, oficial é no papel, confirmada.

Eu que já trabalhei com isto, vou lhe avisar o que seu empresário já deve ter dito, em casos assim na Árabia, o contrato tem que ser em 03 línguas, a deles, em Português, e em Inglês língua Universal, até porque eles tem bancos, e pagam grande parte pelas contas da Inglaterra,.

Proposta ou contrato  tem que estar traduzido e juramentado, não se resolve em 03 dias, ou como pensam alguns que se meteram a dar notícia no Twitter, como querem.

Existem digamos assim para o leigo entender, regras a seguir, primeiro segue o que chamamos de "CARTA DE INTENÇÃO" também em 03 línguas ou duas, para entendimento básico, depois os das garantias bancárias, forma de pagamento, País, se será numa 777 Internacional, ou em dinheiro Nacional, impostos, comissões, vantagens, passagens aéreas etc.

Vazou? quem vazou sabemos que o máximo que site Árabe fez, foi uma pesquisa quem você quer para técnico do time ?, nada mais, e ele site deu as opções, claro com os nomes que o clube estava tentando.(claro que se fosse só a pesquisa se não houvesse uma proposta verbal o senhor não comunicaria o presidente.)

Porém Carille foi só lá, ou veio de desafetos seus no clube?
Existem pessoas ligadas aos terceiros interesses que sempre cercam clubes de futebol?, empresários parceiros do seu empresário, e tantos desmentidos de forma diferente quando bastava só que você junto com a parte da imprensa que lhe segue, emitir o que falei.

Permita-me contar o que houve Carille e a seus seguidores, o senhor é mais amado e adorado do que pensou, não porque é o novo Guardiola, entenda isto.

A torcida do Corinthians não tem jogadores grandes fora Cássio, ídolos, são carentes, imagine, Romero, Gabriel, viraram ídolos, mas, para eles é pouco.
Não é insuficiente, Cássio é goleiro, amor limitado para eles, transferiram a ausência de mais ídolos dentro do campo para o senhor, e porque? porque com um time médio, sem elenco, sem dinheiro, você venceu, dois Paulistas, um Brasileiro, está vivo na Copa do Brasil pode chegar a final, e classificou em primeiro numa Libertadores, quem eles vão adorar? Você ou o cara do chapéu do Pateta que te encheu a paciência no jogo do Ceará?

Então houveram vários vazamentos, portal UOL deu a notícia, Globo, ESPN,Sportv, Fox, jornalistas e radialistas que possuem contatos no Corintians via Twitter, virou um inferno, parecia o fim do Mundo, e parecia que o Corinthians estava perdendo Brandão, Tite, uma estéria popular, que seu nome anote aí Carille, cresceu 3.600% nas pesquisas da Google, seu nome esteve 48 horas na ponta do twitter dos assuntos comentados, por duas horas, no Facebook sua saída deixou moças mulheres, chorando, um velório em vida, e alguns jovens repórteres, oportunistas alguns, algumas sem noção não tendo como saber meu caro professor, atacavam os jornalistas que deram a notícia, e eles a mantiveram porque a fonte era muito forte, e o senhor sabe disto.

Enquanto isto acontecia o senhor estava na Venezuela, seu empresário falava com o exterior, nós ligamos na Argentina, Portugal, França outros companheiros também, como se diz no Mundo do Rádio, o senhor quebrou a banca, e ninguém tinha a mais importante confirmação. A SUA, A ESTRELA maior dos acontecimentos  ESTAVA EM SILENCIO, parcial, mas estava.

No meio deste turbilhão, o senhor soltou a brincadeira dos 02 caminhões de dinheiro, ai, todos entenderam o que expliquei lá no começo desta novela, um caminhão luvas, dois caminhões salário, ele vai.

Torcida invadiu sites do Príncipe, outros ofertavam técnicos Brasileiros que estão desempregado, outros escreveram para o Samir, ex jogador e diretor geral de futebol, outros escreveram para o banco, foi um Inferno na Torre da notícia.

Entendeu o que aconteceu? alguém mentiu,? ou várias fontes pressionadas soltaram até o que não devia, o interesse que todos nós sabemos de empresas Árabes em Rodriguinho bem antes desta sua, veio a tona.

Então um repórter que não vou dizer o nome, sem dormir, fala com um empresário em outro País, veja quanta gente teria dormido se alguém na sua assessoria lhe desse a breve sugestão: Emita um comunicado por escrito e só fale o que está nele, se insistirem levante e vai embora. Simples não?

Se eles não estavam ao seu lado, sua falta de experiência de dizer a mesma coisa, ou mandar o Pitombeira dar uma coletiva falando a mesma coisa, aliás apresentado ele porque metade da imprensa nem o conhece a não ser por celular, ou Wats.

Entendeu professor o que houve?

E chegamos ao final, na verdade, não,  a verdade parcial, de tudo, sim ou não ?

Eu penso ser parcial uma vez  que se amanhã, se chegar um e-mail do clube interessado, com uma proposta de tudo isto, do verbal estará valendo e o senhor vai ter que aceitar.

Porque nisto, sou humano, se tiver vá correndo, está falando um pai, um avô, um filho de pais que já morreram, vá, porque o senhor aposenta seu neto que nem nasceu ainda.

Daqui dois anos Carille, Corinthians, Palmeiras, Flamengo vão lá te buscar, foi assim com Zagalo, Candinho, no mesmo time aliás, Joel Santana, Abel Braga, dois anos de alegria financeira, e ainda volta como o produto Brasil TOP, e com dinheiro para ficar um ano sabático na Europa.

E quem sabe voltar para ir para Seleção, pessoalmente acho que não será o senhor, será Renato, ele é mais midiático, mais político, e a política precisa de tipos como ele, não é só capacidade, vai precisar encantar serpentes na seleção.

Identifique Carille parte da imprensa,que é mentirosa,  tivemos profissionais que discutiram alguns a seu favor, outros entre si, porque? ninguém entendeu que verbal para o senhor não é proposta, nem seu pai, que tudo dependia de um papel.


De volta ao começo.

Não seja ingrato com "parte da imprensa que ajuda o senhor no dia a dia, até os que nem conhece e de longe divulgam sua arte, seu grupo seu trabalho, e quando estiver sem paciência contrate alguém melhor, para lhe ajudar a se posicionar, publicamente, nisto o senhor ainda é fraco.

Seja feliz, espero que a proposta chegue para seu bem pessoal, mas não desqualifica mais não uma classe que vem sendo arrasada nas redes sociais, por xiitas, e pessoas que se acham dona do time, compreenda, pedir desculpas, faz bem, o perdão ainda mais, não é o caso, apenas uma lembrança.
PROFE,  o senhor não faz ideia, do que aconteceu até falar nesta coletiva, e lembre tudo que você fizer de bom um dia volta para você, e de ruim também.

Espero que todos que tenham tido paciência entendam a intenção deste semi velho repórter, e cronista esportivo, que é ficar do lado da verdade.


saudações,.


DAVID CHINAGLIA, 60, radialista, Twitero, blogueiro, pesquisador, locutor esportivo, palestrante, escreve semanalmente neste bog, que ele chama de a Arca de Noé do Rádio e da imprensa.

davidchinaglia@gmail.com  


Nota: Nadir Roberto Chinaglia, foi um repórter e comentarista de Rádio, Coordenador de várias emissoras no Interior, na década de 60 foi correspondente da Super Rádio Tupi de São Paulo, passou pela TV Cultura, e RedeTV, publicitário, e pai do autor do texto acima, e homenageado neste blog que ficou mais de um ano fora do ar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário