terça-feira, 15 de maio de 2018

MEU CARO ADENOR, ENCANTE! - POR DAVID CHINAGLIA


Amigos do futebol, há tempos não escrevia neste blog, para ser sincero, desde Março de 2017, ainda saindo de um Tsunami de carreira esportiva, e com a morte de minha mãe, tinha resolvido, parar com ele, Equipe Verdade no Futebol foi criado para uma singela homenagem, ao radialista Nadir Roberto, para que uma de suas criações com José de Oliveira Garcia Netto, não morresse, o nome Equipe Verdade, que durante anos, foi sucesso em Piracicaba, Sumaré, Campinas, Americana, por onde Nadir Roberto comandou uma equipe de esportes de rádio ou mesmo na sua passagem rápida pela TV.

Desgostoso com o rumo que estava tomando as barbáries da imprensa esportiva, e com um anunciado final do Rádio, que ainda não terminou, mas agoniza, por falta de pessoas que saibam levar o rádio, sobretudo o esportivo, com as terríveis, e importantes redes sociais, e toda a nova tecnologia. 

Homem de microfone, fui levado a escrever por amigos, sempre gostei, mas não sei se tenho a arte, as vezes em outros campos consegui fazer uma coisinha ali, outra aqui, no esporte, talvez como diria minha estagiária Eliane, precise de novo acertar a mão, e agora não mais na Olivetti que tanto amei, mas no teclado Dell que insisto em preservar num modelo mais conservador.

Para voltar a escrever sobre a bola, o futebol, mais de um ano depois, neste blog, cheio de histórias, e com mais emoção precisava de um gênio inspirador, alguém que eu admire, e olha que para um torcedor do XV de Piracicaba, ter um torcedor do Paulista de Jundiaí, como inspiração ele precisa ser muito, além da imaginação.

E foi no acaso que nesta noite de 15 de Maio, por ter um profundo respeito pelo Celso Unzete, mais que um lenda nos relatos do nosso Corinthians e do futebol do Brasil, que me reencontrei, com Max Gehringer,.
Max que para mim é um talento inspirador, homem dotado de uma inteligência que eu costumo dizer de Júpiter, que na verdade em São Paulo é torcedor do Corinthians, que escreveu ao longo do tempo obras da seleção do Brasil, do futebol do Brasil, e por isto estava na ESPN, no programa Bola da Vez.
Programa que gosto quando os convidados são do tipo ET(gênios) de assistir, e Max, é além disto, tenho profunda admiração pelo seu trabalho, em vários segmentos.


E Adenor Bachi, você era o tema, sua convocação seu trabalho, a Copa do Mundo, as histórias de Max que emocionam quem fez parte da imprensa esportiva do Rádio durante 40 anos, como eu.



Adenor meu querido TITE, permita-me chama-lo no auge de seu sucesso, de apenas Adenor, já se vão muitos anos desde da nossa entrevista em Morumbi, quando você jogava pelo Guarani de Campinas contra o São Paulo.

E daquela turnê que fiz uma parte com a Equipe Verdade da Sumaré, do Nadir Roberto e outra parte, já com a equipe da Bandeirantes de Campinas, do nosso tour pelo Nordeste naquele Brasileiro, onde fui conhecendo um a um daquele equipe do Bugre, viajamos o Brasil inteiro naquele ano, e ali, sem sequer imaginar que um dia eu estaria escrevendo sobre ti, olhava em sua classe de conduzir as jogadas ao lado de Boiadeiro, de seus amigos que fui buscar na escalação abaixo....




Sérgio Neri, Marco Antonio, Ricardo Rocha, Fernando, Tosin e Zé Mario.; Chiquinho Carioca, Tite, Evair, Marco Antonio Boiadeiro e João Paulo, grandes companheiros e amigos, e claro meu caro j Adenor, jamais poderíamos imaginar o tanto que andaste, como diria nosso amigo Carlos Gainete, é jornada para macho Tchê!, e aquela de 1986 foi, e esta que estás agora a travar, não é só para macho, mas, para um grande homem.



Sabe Adenor, dos tempos que revoltei depois das denúncias que fiz no Tele Bingo do Peixe no Santos, que limparam o Santos, em parte e deram a ele outro futuro, eu quis entender o que havia por trás das salas que sempre entrava só como convidado
Então por dois o narrador e o repórter foi ser empresário de futebol, e ali no reencontramos, quando levei meu amigo Adilson para o Juventude de Gastão Brito, grande homem para mim, correto dirigente do Juventude, e que nos apresentou com você agora treinador, foi lá em Torres, no meu querido Rio Grande, onde tenho amigos, que nos vimos, você acanhado, naquele vestiário pequeno fazendo sua preleção na frente do comando do Juventude.

Eu estava ao lado de 03 empresários convidados, e você não se perdeu, não se intimidou, guardo comigo a vestimenta que estavas naquele dia, uma camisa azul, calça preta, de vinco, num time verde e branco cujo o adversário era o imortal Grêmio, ali vi sua força e vi Cacalo no alambrado, durante o jogo dizer, este cara vai longe, você deve se lembrar Luiz Carlos, se não me engano Koff estava por lá, mas eu era convidado de Gastão, e fiquei com o agrupamento do Juventude, quando ouvi sua palestra, fiquei pensando ele conhece, ele sabe, vão deixar ele trabalhar?

Sabe Adenor daquele dia em diante nossos caminhos se perderam, e aqui entre nós, o seu que alguns diziam que não seria brilhante, porque tu eras um idealista, foi gigante, está gigante, e será Universal, e ficará na história para sempre, tenho certeza disto.

Blog como o meu Adenor e amigos, não tem importância ser curto, ou longo o texto, já que estamos conversando, como diria Nadir Roberto, FILHOTE! vamos conversar, e lembre você é o cara, eu sou apenas um contador de Histórias, e seu crítico Adenor, se não acredite pergunte ao David, meu filho, o que falei na final de 2012, ganhou, mas abusou, e todos riram quando você nos devolveu a vida, em 2012 no Japão, a nós da imprensa., a nós torcedores do Corinthians, a nós amantes do Mundo do futebol,.
Sabe Adenor ali  você assinou seu pergaminho, com o  sucesso e vitórias, apenas tinha um medo, no que você se transformaria.




Este agrupamento meu caro Adenor, é bom, e vai ganhar, eu tenho certeza que vai ganhar, porque tudo está conspirando a favor, não vou te magoar como os demais falando do Taílson porque agora entendo porque você levou,.

De todos, me sinto apenas, hoje de volta como cronista, não ver nem Luan, nem Arthur, mas, como naquele dia em Torres, quando você usou a frase, pela primeira vez, com minha audiência, NÓS VAMOS LUTAR, eu já sei que tu irás lutar,.

Pela sua força mental, sua capacidade de concentração, meu companheiro do Mundo bola, você irá vencer, mas, não será este mamão com açúcar que estão te vendendo, e você terá que mudar um jogo logo de cara, guarde contigo, a Suíça.

Ah! a Suiça, assisti 4 jogos dela e lhe digo aqui entre nós, é o passaporte real, porque será muito duro vencer aquela linha de cinco deles, serão três a frente da linha 5, o que formará m losango defensivo duro de ultrapassar, ah! sim eles tem um meia  que vem flutuando, e somente um no ataque, eles vão ser a diferença tenho certeza, do que irá acontecer com você.
Mas vi, Adenor que sua saída pode ser com Taílson, com Gabriel Jesus, com William pelo lado que passarás, se tentar ficar com a bola não sei o que te acontece de cara, mas isto é seu problemas, jamais Adenor vi um cara com tanto aval popular, na seleção.

Lá no Céu, Lula, Zezé Moreira, João Saldanha, Coutinho devem estar dizendo, "Bah! ele tem que ganhar, ele precisa ganhar," e neste momento Adenor é que vamos ver onde e como você fará a sua mexida do doce, de maneira correta.

Cansei de pedir o jovem Arthur, talvez você tenha um plano diferente para fazer isto que ele faz com outro jogador, difícil, mas não impossível, Marquinhos poderá lhe salvar nisto.


Adenor quero te desejar toda sorte do Mundo, infelizmente não estarei nem nas arquibancadas como estava em 1994, nem nas cabines, estarei te acompanhando com mais 200 milhões de amigos seus, que você nem sabe o nome, mas acredite, para que a vida tenha sentido, eles estão confiando em ti.

O Lugano disse que você é um encantador de serpentes, se referindo a sua flauta que impede a imprensa de critica-lo tal é a admiração que eles tem por ti, você comanda aquele que é o vírus de todo treinador, 97% dos repórteres e comentaristas te respeitam, e por isto, você virou um encantador, frase que lhe caiu muito bem.

Antes que diga que eu falo muito, é preciso que tu Adenor reflitas, na profundidade deste repórter das emoções, do esporte e da vida, você terá que ser mais que um comandante, você que ser mais que um homem, mais que um treinador.

Não acharei nem frases de Leônidas não o centro avante e sim o Guerreiro dos 300 para ti, nem gritos de Achiles, cuidado seu calcanhar está ao lado, se este longo texto de blog simples e modesto, chegar a ti, acredite Adenor é por respeito, e medite nos homens que tem em suas mãos, se a bola me ensinou alguma coisa em 40 anos, você ainda terá que trocar duas peças, e você sabe disto, dois deste grupo que chamaste podem não ir, e será na escolha dos que ficaram, a diferença que você fará para vencer, não queremos mais gol da Alemanha, queremos ouvir GOL do Brasil, o Brasil de Tite é campeão na Rússia, apenas isto lhe dará o descanso, e um lugar na eternidade do Mundo da bola, por  isto amigo ADENOR, encante, mas olhe para os lados.

Boa sorte  COACH!  Boa sorte e mais já que tu não acredita nela, na sorte digo, tenha fé, e equilíbrio, o mesmo que pregaste, sempre.





David Chinaglia, 60, radialista esportivo, escritor, blogueiro, amante do futebol, é colaborador deste blog, criado para homenagear o Radialista Nadir Roberto, um dos ícones do Rádio Esportivo do Brasil, escreve semanalmente sobre o futebol, á moda antiga, conversando com o amigo leitor.
davidchinaglia@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário