sábado, 20 de agosto de 2016

MUITO ALÉM DO OURO - POR DAVID CHINAGLIA


Escrevo este texto neste blog iniciante, para falar da importância da conquista do Futebol do Brasil, como o título sugere vai muito, mas, muito além do Ouro.

O amigo torcedor Brasileiro, sabe a responsabilidade que é vencer, em qualquer atividade na vida, no esporte, e hoje no esporte milionário chamado Futebol, é muito mais.

Sim os valores morais dos dirigentes do Futebol e de todos os esportes como estamos vendo não merecem a honra da glória, porém e os atletas? e o povo que por eles torcem, e que pelo País vibram?

Vi jornalistas famosos, e outros que nunca irão sair do "meio termo" não darem a devida importância a conquista desta tarde noite em Maracanã.

O povo Brasileiro continuará sem médicos, sem segurança, sem saúde, sem salários dignos,bons radialistas continuarão desempregados,  o futebol continuará sendo praticado por atletas famosos milionários, alguns que nem sabem e nem querem saber o que passa o País, e todos dirigidos por políticos do quilate que vimos nestes governos populares eleito, e outros que são velhas raposas do futebol.

Quis o destino que aquele que mais ajudou o futebol do Brasil, segundo alguns, e que ao mesmo tempo leva a alcunha de ter sido a mais rápida raposa e que foi um dos culpados por ela a medalha de ouro ter demorado tanto, estivesse morto no dia da conquista, falo de João Havelange, que faleceu esta semana aos 100 anos.

Liberdade, Liberdade gritou a bola, temos o OURO.

Antes que alguém critica a fala sobre Havelange, quero dizer que ele teve seus méritos, mas, teve erros graves, como o de nunca unir o poder do futebol e seus milionários patrocinadores para os esportes Olímpicos, não merecia então ver esta medalha, e ele veio do nobre esporte da natação, passou acabou sua era.

Porém, muitos outros que andaram pelo mesmo caminho, de Pedras que é levar uma seleção Nacional, dividida por empresários, interesses, jornalistas políticos outros nem informados, são culpados também.
Hoje em alguns canais vejo  outros filhos de um sucesso que é o futebol Inglês, sem pegar sua parcela de culpa nos clubes falidos, e dirigentes comprometidos que criaram, e sobretudo falsos Deuses do futebol.

Outro dia fizeram uma pesquisa sobre o feminino e acreditem se o resultado fosse o que queriam já teriam caminhado para armar uma competição em PPV.

Liberdade temos ouro no futebol

Meu filho também jornalista estava em viagem quando do jogo do Brasil, e tive a ousadia de dizer para ele hoje até Zeus, torceu para que o povo voltasse a sorrir.

Quis o destino que fosse na mesma direção de gol, que um dia Gighia, fez mais de 200 mil pessoas chorarem no mesmo Maracanã.

Hoje encolhido perto de 70 mil Brasileiros, cantaram, músicas, algumas que mais nos lembram o complexo período da década de 60, outras bonitas, outras falas que me marcaram como aquela que para sair do chão tem que ser pentacampeão.

Gosto do campeonato Inglês, porém gostaria de ver alguns especialistas em tubo do Inglês viajar como viajei pelas series Paulistas e Cariocas, para entenderem porque o Ouro é ouro.

Ganhamos mas temos que aproveitar e entender que no caso da  Inglaterra não tem por lá uma apologia a arbitragem Inglesa,para acertos e erros e não podem ser comparadas com as nossas, assim como as condições a jogadores.

Sim finalmente temos uma medalha de ouro no futebol, mais que merecida.

A defesa de Weverton, e o gol de Neymar não dão só uma medalha de ouro, nos mostram que temos no ousado esquema 4-2-4 uma saída para retornar ao nosso melhor 4-3-3 onde ganhamos de tudo e de todos.

Alguns destes jornalistas, que criticaram são filhos de um título conquistado nos bastidores, com um sumiço de arbitragem, e o tratam como um título de igual importância falo do Chile 1962, ali podia ser comemorado, e hoje não?

A vitória hoje é de Micale, é sim de Dunga que questiono, é de pessoas nefastas ao esporte, porém ela é sobretudo do povo Brasileiro, enganado pelas urnas, enganado com preços absurdos para encher arquibancada.

No mesmo final de semana que uma revista aponta dois juízes tecnicamente denunciados como comprados por uma empreiteira, no que acreditar ? nisto? ou na medalha de ouro? prefiro ficar com a grande conquista do futebol e o que ela trará de bom pra todos que vivem no entorno do conturbado mundo da bola.

Eu prefiro ir ver além da medalha, ver o querido Flamengo se reconstruindo com a base, ver o Corinthians inaugurando um complexo de treinamentos dos mais caros para seus jovens, um São Paulo voltando a retomar sua Cotia abandonada, vendo um Vitória exportador de talentos agoniando por patrocínios, agora quem sabe eles virão mais rápidos.
Outros tantos que venceram esta noite  times importantes como Atlético do Paraná e Cruzeiro, em busca também =de suporte financeiro para andarem sem os empresários os chamados lobos do futebol.

Então eu não irei jogar pedra nesta conquista, sobretudo porque pensei que ia morrer sem assisti-la tal foi o pouco caso que estes "lobos da cartolagem" com aval de muita gente da impresa, destruiram os sonhos da base do futebol.

Como homem de rádio, lembro de vários que se foram que conheci na Ponte Preta, Guarani, XV de Piracicaba, Ferroviária, Santos, Jabaquara, e que sem patrocínio sofrem para manter suas bases e agora espero que eles venham.

O tamanho e a repercussão desta conquista vai trazer incentivos, patrocínios, além de fazer muito mais, gerar empregos em empresas de comunicação que vão olhar para o nicho sub 20 e sub 23 como um novo portal a ser seguido.

Sem dizer que nomes que estão esquentando o banco em times profissionais, poderão ser titulares, sem estar no Santos uma das equipes que mais prestigiam suas divisões de base.

Sim como gritou meu amigo Gaúcho, Tiago, É OURO, É OURO SR, DAVID, ao telefone, como o fez Lusinho santista de quatro costados, chama o Samú, vou enfartar, vimos o ouro.

Não dá para se esconder atrás de uma bancada e dizer que foi contra uma situação tecnicamente fraca, adversários fracos, era o que se tinha na competição.

Muito além desta conquista de um time que começou pegando atalhos, foi a conquista de um grupo, de homens e não de um só, Neymar não teria tido tanta importância se um jovem cheio de dramas sentimentais em sua vida, não tivesse vencido falo de Weverton

Zeca que brilha na esquerda do Santos, jogando com autoridade na direita da sub-23, vendo este maravilhoso jogador Renato Augusto, que o Corinthians recuperou para o mundo da bola ter seu nome gritado por todo um Maracanã como um prêmio por tudo que ele sofreu com suas contusões.

Ver um jovem como Luan, como Felipe Anderson, e este talento que não merece ser chamado de volante que é Walace e sim como um clássico meio campo.
Vou dormir feliz a seleção Olímpica fez muito e ainda nem sabe, nem eu sei o tamanho disto, e olha que acompanho o futebol a mais de 44 anos, portanto sei que hoje venceu o União Barbarense, O Velo Clube, a Internacional de Limeira, que lutam em estádios vazios para manter sua base.

Venceram os radialistas e jornalistas desempregados em prol de atletas ou curiosos que pouco fizeram na base, vi gente consagrada da TV fechada(TV a Cabo) meter o Pau, era a Alemanha C, D, hora se eles que também queriam o Ouro e se acharam e que venceriam com o nome vieram com o que tinham de melhor, sim senhor, e perderam.

Loureiro Jr, de saudosa memória e Nadir Roberto diriam, a história não dirá nem a escalação de cada time, e sim Brasil 5x4 nos penaltis, depois de um suado 1x1.

Até quando vamos valorizar os 7x1 da Alemanha na Copa de 2014 contra nós?, todos fomos culpados, imprensa, dirigentes, jogadores, torcedores, os mesmos que querem derrubar técnicos, para ter seus egos preenchidos.



Venceu o Brasil, venceu o futebol BRasileiro, sub desenvolvido? pode até ser, porém se tivéssemos gente competente o que seríamos ? eternos campeões.

Além do ouro, está num povo humilhado pelo seu governo, autoridades, e até por ele mesmo, cantar numa só voz o hino Nacional, alguém quer questionar mais esta conquista ? porque?, só se forem de forum  pessoal.

Eu quero que os dirigentes corruptos sejam punidos, porém lembro que eles estão lá com aval dos clubes de presidentes idolatrados, de técnicos e jogadores amados, logo a estrutura é podre, e cada vez que no meio desta bagunça vencemos deve se ir muito além e respeitar, hoje fomos sim merecedores e fomos como um todo muito além do ouro.







David Chinaglia, é locutor e apresentador, escreve neste espaço como colaborador, não é da ESPN nem da SPORTV porque nunca fez média com ninguém, fala deste esporte rei, como paixão, com amor, porém com verdades que para poucos podem ser entendidas, só conhece a dor de uma guerra quando se viveu ela por dentro, e o esporte no Brasil é uma batalha e uma guerra para sobreviver.




Nenhum comentário:

Postar um comentário