segunda-feira, 19 de maio de 2014

GUTO FERREIRA SURPREENDE FAZENDO O SIMPLES, VENDO O JOGO - POR DAVID CHINAGLIA






Ainda me lembro do atual técnico do Figueirense, Guto Ferreira, em seus tempos de treinador de base do XV de Piracicaba, meu filho pouco antes de se machucar foi seu jogador, conversávamos sobre a fragilidade tática do futebol Brasileiro, a dificuldade na leitura de alguns técnicos daquela época, portanto faz mais de 20 anos, que pessoalmente  nao converso com o treinador.

Ele andou por Internacional, Portuguesa,  Ponte Preta, e outros grandes clubes do Brasil, conseguiu, vitórias, títulos, e considero um bom observador do futebol.
Eu sai em sua defesa na lambança da Portuguesa porque tenho certeza que ele não participaria daquela patifaria que a Lusa fez, escalando um jogador punido de proposito, por questões financeiras, ele pediu todo o elenco e deram a ele o elenco que tinham, mesmo já fora do rebaixamento, teve seu trabalho na Lusa comprometido pela fraca diretoria Portuguesa.

Tirando isto da história, ontem Guto Ferreira foi autor da jogada anunciada, ou do fato que seria consumado, ou seja a derrota do time do povo.
Pessoalmente previ que o Corinthians perderia para o Figueirense, e uma serie de fatores me faziam crer nisto.
Primeiro que Mano Menezes "titubeou" ao concordar que o Corinthians fosse inaugurar a Arena do Atletico do Paraná, direto adversário, e ainda antes da Copa, coisas do futebol como diria o saudoso Brasil de Oliveira de o Estadão e da Rádio Central de Campinas, que com um clube disputando um campeonato cansativo num calendário travado por uma Copa não dá para entender.

Primeiro que o Corinthians feriu com ferro, numa semana que poderia com ferro ser ferido, ou seja, foi lá e carimbou o Estádio do Atlético, e teve o seu "carimbado".
Futebol é observação...

Guto Ferreira amante do futebol foi ao Paraná, e ali viu o Corinthians jogar e treinar, tranquilamente, a boa apresentação de Renato de Augusto no amistoso, mostrava que Mano, iria fazer o que Tite faria, o óbvio, entrar com o meia na partida partida oficial.

O tal meio campo dos sonhos, só virá com Elias, e claramente Renato vai lutar com Jadson pela titularidade, e explico porque.
Primeiro que Mano é conservador, e não abrirá mão de dois volantes, aliás ele teve a visão simples, ou seja, observou porque o Corinthians vinha tomando gols.

Com Tite os alas, na verdade eram laterais fixos, se tornavam zagueiros, o Corinthians tinha uma zaga robusta por isto, além do que tinha Paulinho, e ele não era só volante se tornava meia, a preocupação sempre era do adversário, porque com isto, Ralf fechava pela direita e pela esquerda dando raras oportunidades a Fabio Santos pela esquerda.
TAmbém tinha a programada atuação de Alessandro, que as vezes, até comprometia o time, mas dava ao Corinthians compactação mesmo quando não era o melhor time em campo, e com isto vitórias ou empates.
Tem que observar...

Para arrumar isto o que vez Mano?; meteu o terceiro volante, um ficou na marcação do alaFagner(dos dois alas alvinegros o que mais ataca), e alternadamente o setor de ataque Corinthiano, mesmo mal usado, tinha dois alas ofensivos.
No Paulistão primeiro Wendel, depois Fabio, no começo do ano pela esquerda, e Fagner pela direita.
O Corinthians ficou portanto dependente do terceiro volante, no Paulista, teve o bom Bruno Henrique, na Copa do Brasil e no Brasileiro, de Petros, recém contratado, com isto Jadson sem função defensiva armava e se apresentava como o atacante vindo de trás, e deu certo.

Guto observou que o técnico Mano estava blefando na dúvida Petros ou Renato, o amistoso provou que o previsivel Mano, iria de Renato, e nisto cometeu  um erro, que ao final do jogo foi fatal.

O erro de escalação básico, se um time vem jogando com três volantes e um meia solto ou flutuando, como numa partida contra o time mais frágil, até então o time do sul, não tinha feito um gol e nem vencido, então o que dele  se espera, meu caro torcedor, é  o que?
Que o time frágilizado venha com um meia atacante e jogue no contra ataque, e convenhamos o Figueirense, é um time frágil, é só ver a tabela, moralmente abalado,pelos maus resultados até ontem.
A equipe sulista que pela imprensa  já tinha perdido o jogo no papel, restava ser figurante, mas seu treinador mudou isto ao observar o jogo. 
A obrigação de vitória era Corinthiana.
Taticamente então o Corinthians deveria vir a campo como vinha jogando, a mudança não devia ser total, até porque a peça JAdson ainda é nova, Menezes deveria fazer o simples manter o time que vinha jogando para entender a proposta do laterna do sul para depois ir de Renato.
O Brasileirão é uma   competição dificil, e neste jogo a unica novidade que tinha era o estádio, lindo e maravilhoso inaugurado.
De novo, repito, era só observar...

Assim que Guto soube que Mano ia de dois meias, sacou um dos seus e ele sim entrou com três volantes, e dominou o meio campo por 65% da partida é só ver os dados, números não mentem.
Para ajudar o limitado elenco do Figueirense, o Mano fez a troca errada de atacante ao fromar sua escalação ele tirou Romarinho que pelos flancos como diria Nadir Roberto era a melhor opção com Jadson se alternando com o moço de Americana, mas tudo isto melou.
E porque ?  o Corinthians voltou a ficar penso e justo no meio, onde o Figueira tinha mais gente, e nisto se perdeu.
E por falta de observação do Mano Menezes, perdeu o jogo.
Sim foi penalti em Guerreiro, porém o lance era mais do arbitro da linha de fundo do que do JAilson que apitou se postando mal em campo, chegando atrasado, talvez do bandeira.

Querido torcedor, mas nisto é o detalhe, será que o Corinthians com o elenco que tem, o técnico que tem precisava de um penalti duvidoso para alguns, para vencer o laterna Figueirense? 
A Globo mesmo chegou a dizer que não foi penalti, mudando de opinião após a partida, a BAND com Neto bancou o penalti e ele aconteceu, mas a arbitragem a rigor errou sem querer errar, por mal posicionamento de todos no lance.

De Guto Ferreira, mostrou que gosta de observar o futebol com clareza, voltou para o segundo tempo não com a postura defensiva, simplesmente vendo a ausência do volante marcador pelos lados, jogou na costas de Fagner e nas costas de Fabio, os dois loucos para fazer o tal gol da inauguração vinham com MAno berrando fica fica.... Guto ria ao ver que estava dando certo, ou seja, ele simplesmente adiantou seu meio de campo, e ai....

Ao adiantar seu meio de campo Guto venceu o jogo, porque passou a pressionar o Corinthians em seu campo, e num erro absurdo de marcação de novo com o Guilherme, Cleber e cia, além claro da origem do lance fatal, o gol do Giovani, estar pelo lado do cansado Fabio Santos, meteu 1x0, o gol de inauguração do estádio, era Catarinense, e tudo porque? porque o Corinthians foi mal escalado, mal substituido e mal observado por seu treinador.

O elenco do time da Arena Itaquerão, é limitado, Mano é o treinador seis por meia dúzia, errou nas substituições, e na postura, Jadson se perdeu com Renato em campo, e Renato foi o melhor na marcação e na criação como tirar o cara ?

Pois é de novo a tal história de treineiro, se tivesse observado a fragilidade do Figueira teria começado com três volantes, o Figueira não viria com três de marcação, se tivesse começado com Romarinho, e apenas Jadson ou mesmo Renato, a bola chegaria pelos lados, e o jogo seria outro, no entanto, no futebol não tem "SE".

A Deusa Branca do futebol não brinca, ela age, de acordo com o que montam seus engenheiros, enquanto, Mano Menezes planejou uma mansão e entregou um barraco de sapê, o amigo Guto Ferreira, fez um básico quarto e sala e venceu o jogo, afinal o final de semana era de feirão da Caixa (num trocadilho com o patrocinador dos dois times que promoveu a venda de casas básicas e aptos no final de semana ).

Portanto meu querido torcedor, o Corinthians perdeu o jogo, perdeu a chance de uma estreia mais gloriosa em seu estádio não por culpa da história, mas porque seu treinador errou, e olha que foi a terceira partida que ele foi mal na postura tática e nas substituições, antes, tinha vencido e a vitória apaga o erro.

O que fazer, agora... primeiro palmas para o Guto Ferreira, depois alertar ao Mano, que o time dele de hoje é outro, e que ele precisa melhorar suas observações, e começar a falar não para amistosos idiotas que a diretoria marca, foi um erro jogar em Curitiba, e foi um erro querer mudar taticamente algo que ele terá sim que mudar, afinal o Corinthians não pode produzir com três volantes, porém tudo tem uma hora, mas algumas mudanças se fazem paulatinamente.

O treinador precisa de pulso forte, sim, mas seu ego tirou do Timão Emerson que fez falta ontem e em outros jogos, tirou Douglas, tirou Rodriguinho, que ontem levou o GrÊmio a vitória no sul, é preciso observar elenco e futebol com mais tranquilidade, e isto tem faltado ao técnico Mano que parece que não absorveu ter que assistir a Copa nas cabines de imprensa como convidado, treinador tem que se modernizar, e fazer o simples, ou seja, pelo menos ver o jogo do adversário para vencer, ontem quem fez isto foi Guto, por isto sem choro, Figueirense 1 x 0, e a Arena do time do povo carimbada....

Acorda Mano...antes que.....




David Chinaglia é radialista, publicitário, e colabora com este blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário