domingo, 11 de maio de 2014

MANO MENEZES, DEIXOU DE GANHAR O CLÁSSICO POR SER TEIMOSO - POR DAVID CHINAGLIA


Meus amigos da equipe verdade, o clássico de hoje mostrou claramente que o técnico Mano Menezes voltou ao Corinthians muito limitado.
Sua visão tática de jogo de como mudar uma marcação ou alterar um sistema de jogo, ou mesmo de modificar sua equipe anda confuso, ocorre que quando a vitória vem como em Chapecó ilude o torcedor que sabe que num campeonato de pontos corridos, nestas 09 rodadas antes da parada da Copa, importante é somar pontos a base de três pontos.

Um ponto é ruim para os dois, é matemática, não sou que acha isto, ou seja, que empate no sistema de três pontos e corridos, impede os dois clubes de garantir largadas boas,  e não agrega nada, pois uma derrota na próxima rodada complica o resultado pratico das ultimas três rodadas.
O classico foi rídiculo, um "Majestoso" em Barueri e para um público de menos  15.000 é o fim da picada, melhor teria sido levar o jogo para o interior e certamente por exemplo em Piracicaba, teríamos tido o dobro deste público, mesmo num dia das mães.
Tirando a fragilidade de público num clássico deste, voltemos ao técnico do Timão,  o Mano foi fraco demais, primeiro por tirar o jogador Danilo da partida, o veterano meia sempre atua bem contra seu ex-clube, e hoje taticamente tinha importante missão, e dava belos passes,  depois por colocar Luciano que não vem bem no Brasileiro.
Mano está com a teimosia de Tite,  se tivesse o pique de seu adversário Murici, ou mesmo de Luxemburgo, ele poderia ter metido o Fabio no meio, fazer o Ferrugem entrar e meter Fagner em tarde inspirada para jogar de ponta direita nas costas da defesa de Murici, mas isto para ele é mágica, ele não consegue olhar o elenco, o improviso de um ala esquerda veterano como armador, e aliás se tivesse feito isto, teria ganho o jogo.

No simples como ele é, e gosta, era fácil, manter Danilo adiantar o Fagner, tirar o Romarinho, e meter o Ferrugem, e ainda sobraria para ele a tal seis por meia dúzia que ele gosta que seria trocar o cansado Guilherme por Bruno Henrique, mas que ele teria ganho o jogo, isto teria.
Explico porque o Corinthians marcou muito na linha de quatro zagueiros defensivos, e estabeleceu uma linha quatro a frente deixando só dois a frente Romarinho mal hoje, e Guerreiro, isto facilitou ao tricolor o desarme, menos quando pelas pontas o Corinthians atacou, nisto faltou o homem de centro, senão vejamos.
Gol do Corinthians bola na ponta esquerda com Guerreiro, cruzada para a direita para entrada de Fagner gol, timão 1x0 aos 3 minutos.
Jogada linda ao final do primeiro tempo cruzamento de linha de fundo, jogada de ponta zaga marcando em linha, Guerreiro se apresenta no espaço vazio e acerta o chute para grande defesa de Ceni, segundo tempo jogada de FAgner para finalização confusa de Luciano, mas a jogada de novo pelas pontas.

A falha de marcação no gol, de LUis Fabiano não foi apenas do Kleber, mas sim do Guilherme,  que faltou ao segundo combate antes da bola chegar em Ganso, que de forma primoroso meteu o velho Luis Fabiano em condições de fazer o gol de empate.
1x1, foi melhor só para as duas torcidas não brigarem ao final da partida, o São Paulo inclusive no segundo tempo esteve muito mais tempo com a bola e o Corinthians recuou, só não tomando o segundo gol, porque a entrada de Boschilia foi tardia, aliás ele deveria ter começado o jogo.
O Corinthians com um time mais limitado e marcador quer quebras os favoritos ao título Cruzeiro e Internacional este liderando na somatória geral até aqui, e tentar segurar um Fluminense em crescimento, que hoje venceu ao Flamengo, por 2x0 e jogando bem com Conca sendo destaque.
Para tal não basta defender e contar com a sorte como em Chapecó tanto que o Grêmio foi lá hoje, e meteu dois, porque agrediu mais, o Corinthians ganhou de um, no acaso.

É preciso que Mano Menezes reveja seus conceitos táticos, e o conceito dos três volantes, hoje se fosse para colocar Renato Augusto era nos últimos 5 minutos da partida, o jogador ainda está sem ritmo, e sem confiança após tantas contusões, e clássico amigo, é clássico, então tinha que ter tido mais sensibilidade nas mudanças, o tal de Luciano entrou no pique das festas e esqueceu a bola do Paulistão, e tá na hora de deixar ele para um banco sentido até ele entender o que é Corinthians.
Murici hoje arrumou seu time, adiantou a marcação meteu PAbon na hora certa, e conseguiu o empate, mais 10 minutos e teria virado o jogo, Mano que se cuide, já que conservadores de segunda divisão estão perdendo emprego, como Kleina, que fique atento, e para de ser achar o técnico que foi um dia, é hora de repensar seu atual elenco, não em contratações mas o que tirar mais do mesmo time, Emerson manda abraços ao teimoso Gaúcho, que se não mudar, entrará num novo periodo sabático.


É bola que segue....e o Internacional segue líder....









David Chinaglia é radialista, escritor, e colaborador deste blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário