domingo, 18 de maio de 2014

103 ANOS DEPOIS O CORINTHIANS INAUGURA SEU NOVO ESTÁDIO - POR DAVID CHINAGLIA


Hoje 18 de Maio de 2014, de maneira oficial é inaugurada a ARENA CORINTHIANS, para alguns 103 anos de espera, para outros correção da história já que o Corinthians teve 03 estádios seus porém pequenos de mais para a grandeza de sua torcida.

Para quem sabe o time que nasceu no Bom Retiro, é oriundo de uma briga de adoradores do futebol, na equipe do Palestra Itália, ou seja, de uma briga, nasceu um ódio esportivo, e uma rivalidade que virou eterna, mas o time do povo veio do time que pretendia imitar a Azurra já que também no Bom Retiro a influência dos Italianos era grande demais.

Quem será o Fabbi ( você sabia que ele está na história do time do povo? ) , para quem não sabe Fabbi foi o autor do primeiro gol, do Corinthians, ainda no futebol amador, contra o poderoso Estrela Polar, no acanhado estádio do Lenheiro, primeiro campo do Corinthians em sua vida, foi em 14 de Setembro de 1910.

Quem hoje vai imitar Neco que foi o artilheiro do Estádio da Ponte Grande segundo campo do Corinthians, o time era do dono do Estádio, numa parceira com o Atletico da Ponte Grande, ali em 17 de Março de 1916 pelo aumento torcida contra o Palestra 3x3...mais tarde AA São Bento de São Paulo compra tudo, e o Corinthians faz uma parceria com o Sirio, deixava o estádio da ponte onde NEco foi seu maior artilheiro com 81 gols.

Nascia a Fazendinha, o Parque São Jorge, originalmente campo do Sirio, terreno da família Assad Abdalla e NAgib Sallem, que construiram para o Sirio, e venderam mais tarde em parcelas ao Corinthians por 750 contos, como campo do Corinthians como presidente Alfredo Shuring que cedeu anos mais tarde o nome ao estádio, em 22 de Julho de 1928 num 2x2 como o famoso time do América do Rio, estava inaugurado o campo número 3, dela para cá, a torcida só cresceu e o Corinthians formava grandes times e caros, não guardando dinheiro para aumentar o estádio da Marginal.

Foi então que em 1940 no jogo de fundo nasceu uma relação de risos, lágrimas, amor e emoção com o estádio da Prefeitura, no coração da cidade o Pacaembú, naquele dia o Corinthians venceu ao Atletico Mineiro por 4x2, na Fazendinha ninguém marcara mais gols que Teleco 122, e no PAcaembú o maior artilheiro Corinthiano foi o grande, o inesquecível CLAUDIO, EU TIVE O PRAZER DE CONHECER O ARTILHEIRO DE 186 GOLS....

Nasce hoje uma história oficial, o Corinthians entra em campo contra o modesto Figueirense, pelo Campeonato Brasileiro, para um estádio de 67 mil lugares, que depois voltará a ter 45.000 no entanto hoje somente 40.000 pessoas, o mesmo público que o Corinthians levou ao título do centenário de 1954 ao Pacaembú na última vez que o Palmeiras vestiu azul oficialmente.

Finalmente ao preço de 1 bilhão de reais, numa parceria com a Oldbrech e a Caixa Federal, que vão gestar o estádio, com dinheiro emprestado por 20 anos junto ao BNDES, e cuja planificação espera a quitação para até 07 anos, para tal, precisa repetir pelo menos segundo seus dirigentes três vezes a campanha de 2012, será?

O mais curioso é que a torcida Corinthians cresceu em 2011/2012 34% quando ganhou títulos, e entre 2013/2014 onde não ganhou nada a não ser um Paulista e uma Recopa com o São PAulo 40%, antes de terminar de pagar o Estádio o Corinthians precisará de um campo de 100.000 para abrigar parte de sua torcida, lembro que hoje são 31 milhões de Corinthianos pelo País em 06 anos serão 45 milhões...

O que esperar do time de Mano Menezes, que vem bem até na pontuação, vencendo, tomou um gol, melhor defesa, Jadson voltando a jogar o que levou o mesmo a seleção, e com a volta de jogadores importantes com Renato Augusto, e daqui a alguns dias de Elias, o que esperar ?

Esperemos bastante do alvinegro tão amado, este ano com chances não só na Copa do Brasil, mas no Brasileiro, mas sobretudo que os dirigentes atuais, tenham equilibrio nas contas, ser o artilheiro número desta tarde deve ser importante para Romarinho, Guerrero, Jadson, sinceramente vou torcer pelo volante Ralf que quase não marca, ou que Gil o faça pelo futebol regular que vem jogando.

Na marca do Corinthians e da |CBF já se contabiliza o gol de Rivelino a alguns dias no jogo inaugural Corinthians x COrinthians de todos os tempos, mas para a FIFA e para história valerá o artilheiro de hoje, de qualquer maneira a ainda sem nome oficial, por falta de patrocínio, ARENA CORINTHIANS, começa hoje a escrever a sua história esperemos que seja bela como foram as demais, e com muito muito mais emoção.




David Chinaglia, 56, é radialista, publicitário, durante 33 anos narrou e reportou futebol pelas rádios do Brasil, é colaborador deste blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário