terça-feira, 6 de maio de 2014

A CONVOCAÇÃO DA SELEÇÃO É O ANUNCIO DA DERROTA NA COPA - POR DAVID CHINAGLIA




Aprendi com o comentárista de saudosa memória, Nadir Roberto, que o verdadeiro analista, comentárista, não só fala antes, mas explica o porque pensa daquela forma.
Em nossas viagens transmitindo futebol ele sempre dizia que o comentarista do antes pode por vezes, provocar em jogadores, direção, reflexões, e até fazer o técnico, alterar o que está marcado caso a teimosia seja reinante, bem neste caso do selecionado, e o futuro dele se algumas coisas não forem corrigidas, perderemos a COPA do MUNDO.

Primeiro sou contra esta conversa que as seleções estrangeiras virão ao Brasil e sofrerão com o calor, nós também sofreremos, e vamos ser claros nesta época do ano ele não será tão forte, o que se esquece o apaixonado torcedor e o cronista alguns torcedores, é que nossos principais jogadores mesmo tendo nascido aqui, vivem hoje mais, os fusos, e as condições climáticas de outras países, logo eles sentirão o mesmo efeito, menos talvez, mas sentirão, isto é desculpa para pré derrota, ou por vitória antecipada.



Se a CBF estivesse usando uma seleção de locais, até aceitaria parte desta argumentação, não acredito que seleções como Alemanha, Espanha, Holanda, Italia sofrerão tanto assim com o clima, penso que das chamadas grandes forças somente França e Inglaterra podem ter problemas com o calor Brasileiro, que sinceramente não será tudo isto.

Então a tal grande vantagem de jogar em casa?

ANTES DE FALAR NESTA VANTAGEM, FALEMOS DA CONVOCAÇÃO DE AMANHÃ, Julio Cesar, Jeferson, e Victor, Daniel, Maycon, Marcelo, Thiago, Miranda, David Luiz, Marquinhos, Philip Coutinho, Luiz Gustavo, Oscar, Willian, Paulinho, Hulk, Fred, Jô, Kardec, Fernandinho, Hernandes, e Neymar.
Esta a lista que vazou na rede, mas que está mais proxima também da lógica das convocações, eu levaria Ralf o ultimo volante marcador, e por mais incrivel que pareça um atacante do estilo Pato, sim...mas isto é opinião de quem quer uma seleção no ataque não é o caso do Felipão.

E jogar em casa com este time?

Bem assim como em 1950 se deve tão somente a uma torcida, positivamente e negativamente acredito que  90% de nossos jogadores, moram e jogam fora do Brasil e devem sentir sim, os gramados, a volta e a responsabilidade de atuar para uma torcida onde no meio deles, estarão, pai, irmãos, mãe, família, mexendo por demais com o emocional de cada um destes jogadores.

Tirando este lado não acredito no treinador, não é o meu treinador aos 65 anos de idade Felipão está ultrapassado em muitas questões, vive muito mais da tecnologia colocada a sua disposição e de seus auxiliares do que de uma capacidade que teve outrora de mudar resultados com escalações.

Não se iluda o torcedor e o amigo que teremos o Felipão de 2002, a Copa da Coréia e do Japão foi atípica, e o isolamento e corte de Romário, jogaram em Rivaldo e Ronaldo a responsabilidade de ganhar a Copa, junto com o treinador, e com o bom goleiro Marcos.
Sim isto foi possível, ganhamos, mas, a rigor á rigor jogamos bem mesmo 3 das 07 partidas, as demais ganhamos com efeito da sorte e da incapacidade do adversário de vir a atuar contra nós no igual por igual.

Perderemos a Copa por responsabilidade de Felipão, e vou dar passo a passo, do time que ele chama de titular, de seu time, e o porque aqui, em terras Brasileiras seremos derrotados.
Julio César, está mal, fora de forma física e técnica, futebol é momento, e ele não é o melhor goleiro do momento, quem é? não estará nem lá, e nunca jogou bem na seleção do Brasil que é o Fabio do Cruzeiro, nossos reservas, Jeferson e Victor um goleiro de raizes gremistas amigo do treinador, e que neste ano joga mal, deverão ser os outros dois goleiros, e só ai, digo que começou errado, entendo que ou Fábio ou mesmo Cassio  poderiam estar neste time, e dos reservas do Julio,  vejo em Victor mais capacidade para o momento de jogo em solo Nacional, do que o já veterano titular, Julio César.

Dani Alves, peixe do treinador, vive uma má fase em seu time, e já está mais para aposentadoria do que para o lateral direito da Copa,  ele não tem defendido como antes quebra esquemas com suas avançadas, eu penso que  nesta Copa esta era uma posição para ser abdicada, e tentarmos os 3 zagueiros, saindo pela esquerda onde temos em Marcelo uma melhor entrega.
Como disse o filosofo esportivo Mario Adario, fica complicado fazer isto agora, sem treinar meses, ou seja o corte do lateral direito.
Vejo que nas alas,  estamos mal, muito mal no quesito marcação, nem Dani nem Marcelo, podem ser considerados seguros, em campos velozes como é o caso dos novos campos, teremos problemas.

O Tecnico de estilo Gaucho vai utilizar Tiago e David na zaga, isto  me preocupa por ambos jogam em linha e avançam na confiança do volante marcador que não teremos.
Eu treinador levaria Ralf que voltou a jogar bem, e para este estilo de jogo que propõe Felipão, seria o titular.

Seria bom  colocar MIranda que está jogando muito no Atletico de Madri, mas sua convocação era dúvida, quanto mais a titularidade, sim ainda tem o caso de David Luiz se tornar um volante como já atuou, talvez corrija a marcação de centro, mas isto tudo para LUis Felipe Scolari, é muita mudança e sua prepotência não lhe permite sair disto.

Zagueiro é zagueiro, e não volante, e neste setor o esquema de Felipão para o perfil dos adversários me preocupa, ele deve jogar com Luiz Gustavo,(meu Deus) e ainda terá Ramires isto me deixa tenso, não vejo esta bola no cara, vai insistir com Oscar, pelo meio,  quando deveria ter um meia que acalmasse o jogo tipo o velho Ronaldinho, mas dos veteranos pelo jeito ninguém mereceu ser lembrado.
Na verdade o  Brasil no  ataque de Felipão é dependente de um centro atacante limitado, que é Fred.
Sou defensor de Kardec no elenco da seleção, Fred sobretudo nos jogos do Rio será exigido e suas seguidas contusões tiraram aquele perfil de pivô do atacante.
Neymar, jovem, individualista, melhorou muito no Barcelona, porém o proprio elenco vai centralizar nele e isto facilitará a marcação.
Claro que tudo isto mudaria  a menos que Felipão jogue com Willian ao lado dele, abdicando de um homem de marcação para jogar com dois meias algo que ele não fará, a menos que nos treinos seja obrigado, a vinda de Willian para a Copa já nos é um presente.

Por estas colocações, por estar acompanhando a Holanda, a Alemanha, a grande favorita Espanha, que vai atuar na Copa de forma diferente, e mais  uma seleção  que pode em solo Brasileiro aprontar que é a seleção da Bélgica se superar o calor, não tanto pela técnica, mas pelo esquema de jogo que estão se propondo os Belgas, em velocidade, toques rápidos e contra ataque eficaz.


Que os deuses do futebol iluminem Felipão na lista que está pronta, que seja convocado Marquinhos e Miranda, para estarem ao lado de David Luiz e Tiago, se terei que engolir Luiz Gustavo, que levemos Ralf para termos uma opção de marcação, e depois a lista não definitiva terá 30 dias para trocar alguns nomes, e pode fazer isto de uma melhor forma.

De qualquer maneira lembro ao torcedor amigo, que a par do que quer o governo e do que fala a imprensa o Brasil não vencerá a Copa do Mundo, de 2014, para faze-lo o técnico teria que ser ousado, cortar jogadores que ele mesmo chama de amigo, então como ele faz o básico, eu vos garanto não esperem tanto, até porque a safra não é tudo isto a nível de qualidade....

Mesmo assim boa sorte Brasil, mas dá Holanda.



 David Chinaglia, é radialista, está no esporte á 33 anos, cobriu a Copa do Mundo de 1994, passou por 14 emissoras de rádio, duas tevês, e quatro jornais ao longo da carreira, é colaborador e um dos fundadores desta blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário