quinta-feira, 10 de abril de 2014

BRASILEIRÃO 2014 O QUE ESPERAR DO MAIOR CAMPEONATO DO BRASIL - POR DAVID CHINAGLIA


Neste mês de Abril, teremos o inicio de mais um Campeonato Brasileiro de Futebol, claro que o torcedor quer esquecer as mazelas diretivas da CBF no ano passado, onde o título do Cruzeiro foi atingido por um resultado final de tapetão, e escândalos dentro de afiliados.

Que o caso "LUSA" foi proposital por conta de alguém, nem a justiça que investigou nega, a CBF devia banir os evolvidos do futebol, e dar o ar da graça no campo da organização.
Um campeonato novamente cansativo, onde o modelo digo, no meu entender  já cansou, provado está que o torcedor Brasileiro, apesar da mídia em sua maioria gostar dos pontos corridos, prefere os classificatórios, e jogos com semi e finais.

Não vou falar disto, porque esta questão nos persegue desde o sucesso do formato que está agora aí, no entanto começa a naufragar desde o ano passado, onde vimos arrecadações melhores e maiores nos jogos do Santa Cruz na Serie C, que em 34% dos jogos da serie A, fora a TV Globo e a rede, poucos clubes ganharam.

O que esperar do já desmoralizado, Brasileirão ? 

Penso que pouco sobretudo, se a Seleção de futebol for mal na copa do Mundo, aliás 50% do torcedor prefere a Copa no assunto de momento que o Campeonato em questão.
Toda vez que a Copa cruza no caminho de um Brasileirão,sua temperatura se espelha no que foi a seleção, ano de Copa, sempre foi ingrato a outras competições.
O que nos espera? bem particularmente antes da bola rolar vejo Internacional, Cruzeiro, Grêmio, e Atletico Mineiro, como únicos favoritos.
Os demais vão correr juntos em blocos intermediários para ver o que acontece, senão vejamos:  em São Paulo o Corinthians tenta se reinventar,  já o Santos o melhor do Estado, diga-se de passagem o único clube que deu ao Paulista o respeito necessário,  no momento, não tem elenco, e atenção aos teimosos, um time não se faz com 11 jogadores, mas sim com 22 ou 25 jogadores, pelo menos, pois o campeonato, sofre alterações até seu final.
O Palmeiras jogará para estar na Libertadores, este sistema classificatório tirou das diretorias interesse em montar tíme para títulos, já que é melhor um time na Libertadores que campeão Brasileiro, pelo menos financeiramente, é tipo campeão, seria bom, mas se não der vamos ao dinheiro.
Não vejo no bom time do São Paulo elenco para toda a competição, indo no mesmo pensamento do verdão e do Santos, e se formos juntos até do Corinthians que tem hoje um elenco de mediano para fraco para tristeza de muitos.
Todo mundo num mesmo nível, lá do Rio de Janeiro ninguém, o futebol Carioca entra quebrado de todos os jeitos neste ano, do nordeste nenhum dos classificados da região tem time e elenco para o título Nacional.
Sobrou o sul os dois favoritos ao lado dos Mineiros que dominam o momento do futebol canarinho, sinceramente eu acho pouco para animar o torcedor a pagar pacotes em rede fechada, planejar grandes viajens e etc.
Acredito que será depois deste Campeonato, que teremos a modificação do Brasileirão, e do calendário, eu pessoalmente não acredito na seleção de Felipão, acredito que passará de fase, porém o favoritismo jogará contra uma seleção que hoje mais joga pelo governo que pelo futebol.

Então torcedor amigo, não temos muito a esperar, dos novos vindos da segunda divisão, tirando o Palmeiras os demais vão lutar para não cair, ou seja, está previsível demais meus amigos a competição.
Claro que leremos nos jornais e ouviremos nas rádios e nas TVS que se trata do melhor, o maior, o mais competitivo, está dificil cada ano para os clubes Brasileiros, e alguns jornalistas precisam acordar que o Brasil não é a França tão pouco a Espanha ou a Alemanha para modelos ajustados e programados, primeiro tem que mudar os dirigentes sem isto, esqueçam modelos profissionais.

Temos muito pouco a esperar de qualidade futebolistica para 2014, e caso a seleção Nacional sofra um revés previsivel, como sempre o fato tornará o futebol enjoativo, ao bolsos dos torcedores, haverá pouco apelo, e muita pouca graça, por isto a CBF e o governo jogam tudo na Copa, mas a Copa é papo para outro dia, por hora resta esperar que o Brasileirão 2014 faça como seu torcedor ou seja, se reivente todos os dias, que alguém pense rápido, pois se nada mudar Rio Grande do Sul e Minas Gerais irão dominar os gramados do Brasil.



David Chinaglia

Nenhum comentário:

Postar um comentário